segunda-feira, 21 de julho de 2008

O TREINADOR ...



O Treinador(a) de Futsal possui uma tarefa importante no desenvolvimento de um jovem atleta, tanto na parte social, emocional, psicológica como na parte técnica e táctica.

São necessárias algumas qualidades para exercer o cargo de Treinador(a) de Futsal.
É importante salientar que todas estas qualidades podem e devem ser aperfeiçoadas.
A disciplina é indispensável para se conseguir bons resultados no trabalho. Ela tem inicio no comprimento rigoroso nos horários estipulados e é primordial que o exemplo seja dado por toda a equipa técnica. Estar disposto a um trabalho realmente sério e saber exigir da sua equipa, seriedade e determinação. Saber o momento certo do aumento da intensidade do trabalho, desta forma não prejudicando o rendimento da equipa.

O Treinador(a)deve empenhar-se ao máximo naquilo que está a fazer, deve principalmente lembrar-se que ninguém consegue grandes conquistas sem ter feito sacrifícios pessoais. A qualidade e a quantidade de informação que o técnico possui ao seu dispor ao longo das várias etapas do seu trabalho é, e sempre foi, um dos aspectos fundamentais para o sucesso das suas acções.

O Treinador(a), actua com base na informação, que lhe é fornecida, sendo a qualidade das suas decisões que diferencia a acção da equipa, o "gesto lapidado para o gesto normal".
O Treinador(a) tem de ser uma pessoa confiável, pois os atletas necessitam desta confiança para poderem trabalhar e acreditar no projecto em execução.

Muitas vezes já ouvimos dizer: "Esta equipa joga sozinha, nem precisa de treinador". Estas pessoas que falam e repetem estas inverdades não acompanham com certeza o dia-a-dia de um TREINADOR(a) DE FUTSAL.

Para sermos na verdade Treinadores(as) vitoriosos devemos nada mais nada menos do que trabalhar, e trabalhar muito. Porém para que o nosso trabalho saia como nos gostaríamos, devemos ter uma boa organização, uma filosofia bem clara, simplicidade ao comentarmos o jogo ou na hora de ensinarmos, sermos humildes o suficiente para aceitarmos críticas, quando cometermos um erro.
Devemos também saber discutir estratégias de jogo e não sermos o dono da verdade sempre, e ao tomarmos uma decisão não nos devemos arrepender, saber sim lidar com o erro e corrigi-lo a tempo, sem que os atletas percebam. As nossas decisões deveram ser sempre pelo grupo, pois com o grupo de atletas na mão fazemos milagres e o trabalho flui maravilhosamente bem.

Ser um treinador(a) completo é muito difícil, porém se tivermos tempo para criar um plano de trabalho estratégico, atingindo todos os pontos dos treinos com precisão, ou pelo menos nos principais pontos da formação de uma equipa seremos reconhecidos pelos atletas e pelas outra equipas, pois os competentes serão comentados entre os jogadores de alto nível e também serão criticados.

"Devemos ter muito cuidado com as palavras e com as atitudes,
elas são a nossa personalidade e o nosso cartão de visita"

Sem comentários: